24 de fev. de 2013


 CORINTHIANS x bragantino, lá

24 DE FEVEREIRO DE 2013 ÀS 07:15


O Corinthians entra em campo neste domingo, às 16h, no Nabi Abi Chedid, contra o Bragantino, pela nona rodada do Campeonato Paulista, para tentar superar a tragédia de Oruro. Em partida pela Taça Libertadores, um torcedor boliviano morreu após ser atingido por um sinalizador atirado pela torcida alvinegra. Para piorar a situação, o Timão foi punido preventivamente pela Conmebol e terá de atuar com portões fechados como mandante na competição continental até que o recurso do clube seja analisado pela entidade.

A delegação corintiana desembarcou na última quinta-feira, abatida com a tragédia. Jogadores, integrantes da comissão técnica e dirigentes lamentaram intensamente a morte do garoto Kevin Beltrán Espada, de apenas 14 anos.

No Paulistão, o Corinthians não vence há três rodadas e, com 13 pontos, está na briga para se manter no grupo de classificação para a próxima fase, seguido de perto pelo Bragantino, que soma 12 pontos.

A partida será apitada por Leandro Bizzio Marinho. Os assistentes Fabricio Porfirio de Moura e Claudenir Donizeti Gonçalves da Silva completam o trio de arbitragem. A TV Globo transmite ao vivo para todo o estado de São Paulo, exceto as cidades de Bragança Paulista e São José dos Campos. O canal PFC transmite para todo o país, através do sistema de pay-per-view. O globoesporte.com acompanha os lances da partida em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 18h.

Bragantino: os exemplos de Paulinho e Romarinho, que deixaram o Bragantino direto para o Corinthians, motiva os atletas a desempenharem um bom papel diante do atual campeão mundial. Time provável: Rafael Defendi; Geandro, Raphael Andrade, André Astorga e Kadu; Diego Macedo, Neto, Serginho e Léo Jaime; Malaquias e Lincom.

Corinthians: Tite vai poupar alguns jogadores. Alessandro, Danilo e Emerson ganharam folga. Já Paolo Guerrero, com incômodos musculares devido ao acúmulo de jogos, deve dar lugar a Romarinho. Com melhor condicionamento físico, após dois jogos sem ser relacionado, Douglas será titular. A provável escalação do Timão: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Renato Augusto e Douglas; Alexandre Pato e Romarinho.

Bragantino: o volante Moisés e o meia Matheus, que pertencem ao Corinthians, estão fora do jogo por uma cláusula no contrato de empréstimo. O goleiro Gilvan, o volante Carlinhos e o zagueiro Guilherme Mattis estão machucados. O experiente volante Preto, com dores musculares, é dúvida.

Corinthians: Tite não poderá contar com quatro jogadores. Alessandro, Danilo e Emerson Sheik serão poupados por conta do cansaço. Já Jorge Henrique é desfalque por causa de uma lesão no músculo posterior da coxa direita..

Bragantino:Lincom. Artilheiro do Paulistão ao lado de Neymar com seis gols, o atacante quer aproveitar a suspensão do santista nesta rodada para se isolar na artilharia. Peça-chave no esquema de Mazola Júnior, se diz motivado para mostrar serviço diante do campeão mundial.

Corinthians: Romarinho. Revelado no Bragantino, o atacante volta à cidade de Bragança Paulista, empolgado pela boa atuação diante do Palmeiras.

Mazola Júnior, técnico do Bragantino: 'O Bragantino está pronto para enfrentar o Corinthians. Tivemos uma semana muito boa de trabalhos, os jogadores estão motivados e estamos confiantes de que o Corinthians terá muita dificuldade aqui dentro'.

Paulo André, zagueiro do Corinthians: 'Precisamos vencer. O time vem de três empates no Paulista. Temos de ter controle após o que aconteceu, colocar a cabeça no lugar e tentar vencer, não tem jeito. Esse é o caminho'.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Nos dois últimos Campeonatos Paulistas, Corinthians e Bragantino empataram seus jogos por 1 a 1, sempre com o Braga abrindo o marcador. Em 2011, as duas equipes empataram em Bragança Paulista, gols de Chicão (contra) e Jorge Henrique. Ano passado, no Pacaembu, Serginho e Ramírez foram os autores dos gols.

* Pelo Campeonato Paulista, Corinthians e Bragantino se enfrentaram 11 vezes em Bragança Paulista. No interior, o Timão obteve cinco vitórias e cinco empates, contra apenas uma vitória do Braga (2 a 1 em 1993). Nesses 11 jogos em Bragança, o Timão marcou 14 gols, contra oito do time de Bragança. 

* Computando todas as competições, Corinthians e Bragantino se enfrentaram 41 vezes, com 19 vitórias do Timão, seis do Braga e 16 empates, 68 gols corintianos e 36 do Bragantino.

* A maior goleada registrada nos jogos entre Corinthians e Bragantino foi registrada no Campeonato Brasileiro de 94. O Timão venceu por 6 a 1 no Pacaembu, gols de Branco, Paulo Roberto, Marques, Boiadeiro, Souza e Casagrande, com Nando descontando para a equipe do interior.

* O primeiro confronto entre Corínthians e Bragantino pelo Campeonato Paulista, aconteceu há 47 anos, e terminou com vitória corintiana por 3 a 0. Marcos marcou duas vezes e Rivelino uma.

* Faz 19 anos (ou 15 jogos) que uma partida entre Corinthians e Bragantino não termina empatada sem gols. O último 0 a 0 aconteceu no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro de 1994.

O último confronto entre Corinthians e Bragantino acabou com empate em 1 a 1, no Pacaembu. O Timão saiu perdendo logo aos dois minutos do primeiro tempo, com gol de Serginho. No segundo tempo, a equipe do técnico conseguiu o empate com tento marcado pelo peruano Ramírez.

Fonte: Globo Esporte