23 de abr. de 2014

23/4 dia de São Jorge e do Corinthiano

23/04 – A ligação de São Jorge com o Corinthians
ter, 23/04/13

por Ricardo Taves |categoria Corinthians


| tags Dia de São Jorge, Dia do Corinthiano, São Jorge


23 de abril é Dia de São Jorge. A data que celebra o “santo guerreiro” é parte do calendário oficial de eventos da cidade paulistana. Por sua conhecida ligação com o clube, deu origem ao Dia do Torcedor Corinthiano (desde 2010). Por isso, antes de prosseguir com o texto, parabéns a todos nós neste dia escolhido para celebrar essa união sem precedentes entre Corinthians e seus fiéis seguidores.

Mas você sabe como surgiu a ligação de São Jorge e o Corinthians?

Bastaria talvez, uma leve analogia entre as características do santo patrono e o clube, para chegar a conclusão. No entanto, São Jorge e Corinthians não foram conectados através de seu espírito guerreiro. Esse fator, certamente ajudou a perpetuar a união, que aconteceu por uma razão “desconhecida”. Há mais de uma versão para o fato.

Uma das hipóteses traz o acaso como responsável. Antes varzeano e mandando seus jogos, primeiro no Campo do Lenheiro e depois no Estádio do Bom Retiro, o Corinthians chegou ao Parque São Jorge em 1928. A diretoria então, teria gostado da coincidência e adotado o padroeiro. Atualmente, o endereço Rua São Jorge, 777, faz parte do bairro do Tatuapé.

Mas há quem diga que São Jorge não “chegou” ao Corinthians pela “geografia”. Segundo Dom Arnaldo Beltrame, que foi capelão do clube até seu falecimento em outubro de 2001, o santo foi adotado já na fundação. A versão do monsenhor é basante plausível e indica que os operários corinthianos seguiram a tradição do “Corinthian Football Club” (clube que inspirou a fundação quando excursionou no Brasil), que tinha o santo como patrono. São Jorge é o padroeiro da Inglaterra e 23 de abril é feriado nacional.

Em meio ao jejum de títulos, entre janeiro de 1955 e outubro de 1977, a capela de São Jorge foi construída em área nobre da sede social do clube. Em abril de 1969, Eduardo e Lidu, jogadores que faleceram em um acidente de automóvel na Marginal Tietê, foram velados em frente ao altar do santo na capela. Ainda que em uma tragédia, a ligação entre clube e a imagem de São Jorge, estava consolidada.

Outras passagens da história alvinegra reforçam a relação São Jorge – Corinthians. O “Saravá São Jorge” cantado nas arquibancadas, a “procissão” organizada por Marlene e Vicente Mateus em 1991 antes do jogo contra o Boca Juniors pela Libertadores, e a música de Paulinho Nogueira que em verso pediu “São Jorge me dê forças” durante o jejum de títulos, são pequenas provas dessa união já eternizada.

Católico, umbandista, ateu ou de outra religião, não importa:

Se para você não vale o Dia de São Jorge, certamente vale o Dia do Corinthiano.






E por isso, celebre!



















Oração a são Jorge

Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se quebrem sem ao meu corpo, amarrar.

São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos. ajuda-me a conseguir um bom emprego; faze com que eu seja bem quisto por todos: superiores, colegas e subordinados. que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração , no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus , protegendo-nos sempre , abrindo e iluminando os nossos caminhos , ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e harmonia a todos que nos cercam.




amém.









DIA DO TORCEDOR CORINTHIANO

Graças a Lei 14.399, desde 2007 a acpital paulista comemora hoje, 23 de abril, o Dia do Torcedor Corinthiano. A data foi escolhida especialmente por também ser o Dia de São Jorge, patrono do Sport Club Corinthians e um santo pelo qual todos os torcedores têm devoção.

"A data é mais uma razão para o orgulho dos jovens Corintianos, que sonham, vibram e sofrem com cada conquista do Timão", explica o Vereador Goulart.

O Dia de São Jorge também está no Calendário Oficial de Eventos da cidade. Com iniciativa do Vereador, a data foi incluída em 2010 por meio da Lei 15.171.

"Além de santo protetor do meu time, São Jorge é conhecido como um cavaleiro corajoso, vestido com sua armadura de ferro, que luta contra o mal - representado muitas vezes por um dragão", conta o Vereador Goulart.