18 de abr. de 2014

Atualizado 18/04/2014 13h00min37)

Mano Menezes minimiza problemas em última semana de preparação
Marcos Guedes

Na longa preparação do Corinthians para o Campeonato Brasileiro, a última está sendo a mais complicada. Desde o adeus ao Paulista, em 23 de março, Mano Menezes vem trabalhando na mesma formação, algo que não pôde fazer nos dias que antecedem a partida de domingo, contra o Atlético-MG.

O titular Luciano passou toda a semana em um período de treinos com a Seleção Brasileira sub-20. O frágil meia Renato Augusto, que parecia livre de maiores problemas físicos, passou a preocupar com dores no joelho que operou no ano passado. Na manhã de sexta, Guilherme não treinou por causa de um desconforto muscular.

“Lógico que seria melhor se tivéssemos todos à disposição, mas não dá para ficar reclamando de tudo. Quando não tivermos o Renato, vamos ter o Danilo, o Zé Paulo... O Malcom estará aí quando o Luciano não estiver. Os jogadores precisam estar prontos para o que precisa ser feito”, afirmou.
Divulgação/Agência Corinthians


Jadson não pôde treinar os passes para Luciano ao longo da semana (foto: Rodrigo Coca)

Na primeira ou nas 37 rodadas seguintes, desfalques não serão exceção no arrastado Brasileiro. “O mais importante é ter uma definição para a equipe, criar uma estrutura para os jogadores estarem prontos para entrar. Com uma estrutura montada, os jogadores vão saber o que precisam fazer.”



Assim, ao menos por enquanto, Mano não reclamou de não ter Luciano ao longo da semana. Isso provavelmente mudará em caso de um mau resultado em Uberlândia – o gaúcho usa com frequência justificativas desse tipo –, mas ele disse ter se preparado para a ausência do garoto.

“Como tínhamos a informação de forma antecipada, procuramos trabalhar a parte ofensiva na semana anterior à ida dele à Seleção. A gente não pode prejudicar o jogador nem a Seleção, que precisa fazer o seu trabalho. Ainda bem que não foi durante a competição, e a gente pôde administrar isso bem”, disse o técnico.

Para adotar seu tradicional mistério, Mano Menezes afirmou não saber se usará Luciano desde o início por causa da ausência nos treinos, porém o atacante está escalado. Mesmo com alguma dificuldade na última semana, houve muito tempo para acertar a equipe


A falta de ritmo, diz o chefe, também não será desculpa. “Nós procuramos trabalhar de forma muito intensa nesse período, mesmo não tendo jogos oficiais. Até um tempo atrás, treino era treino, e jogo era jogo. Hoje, isso não existe mais. Não dá para treinar 30% e querer jogar 90%, apertar um botãozinho e jogar de uma maneira para a qual não se preparou.”

Assim, no domingo, sem a desculpa de uma preparação ruim, o Corinthians passará por seu primeiro teste no Brasileiro. A oportunidade é boa diante de um Atlético-MG que está preocupado com a Copa Libertadores e não atuará em Belo Horizonte. “Claro que no jogo tem uma competitividade maior. Vamos medir a nossa capacidade”, concluiu Mano.

CORINTHIANS DEVE TER DOMINGO CÁSSIO, FÁGNER, CLÉBER, GIL E FÁBIO S., RALF, BRUNO HENRIQUE, RENATO AUGUSTO E JÁDSON, ROMARINHO E LUCIANO.  hj no treino sem Guilherme, Renato augusto e Luciano, entraram Bruno Henrique, Danilo e Guerrero, este deve ficar entre reservas




MANO MENEZES: OS CAMPEÕES SE FORMAM DURANTE A COMPETIÇÃO

O técnico falou sobre Renato Augusto que está relacionado para o jogo de domingo e afirmou que, no Brasileirão, o Corinthians quer estar no grupo capaz de disputar o título.









Mano Menezes tira pressão do elenco corinthiano antes de estreia
O comandante não quer utilizar as dez primeiras rodadas como parâmetro para o restante da competição
Publicado na sexta-feira,
18 de abril de 2014
 18 (AFI) - Mano Menezes não tem o título brasileiro no seu currículo. Brinca que quer ganhar uns cinco ou seis. Domingo, ele inicia a caminhada atrás da conquista que ainda lhe falta, pedindo um bom início de sua equipe, mas sem estabelecer metas antes da parada para a Copa do Mundo. Se Tite "conquistou" o Nacional em 2011 com arrancada incrível nos primeiros 10 jogos, Mano tira pressão de sua equipe e acha que o campeão não sairá pelo desempenho destas rodadas iniciais.




"Para definir campeão não concordo (que tem de largar de forma arrasadora). As nove rodadas servem para estabelecer um bom início ou não e é bom iniciar bem, mas não acredito que pela realidade e qualidade dos times, que alguém consiga algo tão significativo agora e que vão dizer: esse vai ser campeão. Temos 38 rodadas e o universo de nove é muito pequeno para estimativas confiáveis", enfatiza o treinador.

Depois do Mundial, Elias terá condição de jogo, assim como "duas ou três peças" que a direção está atrás e não pôde trazer agora. "Claro, queremos fazer o melhor possível para ir para a parada da Copa com boas perspectivas e que depois possamos dar salto na competição."

Chegar na reta final da competição no "bolo" de cima é a meta traçada. "Eu tenho uma teoria sobre o Brasileiro: os campeões se formam durante competição, quem inicia e acredita no favoritismo acaba não confirmando, a competição sempre prega novidades. Vamos esperar para ver quem vaia se candidatar. Quero estar no grupo de cima na reta final para se colocar em condição de brigar pelo título."

Diante do Atlético-MG neste domingo, Mano espera contar com sua equipe considerada titular. Nesta sexta-feira, ele teve a volta de Renato Augusto aos treinos após ser poupado por dores no joelho. Conta com o jogador apesar de falar numa reavaliação neste sábado, dia no qual receberá Luciano, que está na seleção sub-21. Guilherme, que não treinou por dores musculares, é esperado no campo.

Desta maneira, ele espera mandar a campo o time formado por Cássio; Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos, Ralf, Guilherme, Renato Augusto e Jadson; Luciano e Romarinho.






MANO MENEZES ESPERA MAIS ATÉ TRÊS REFORÇOS DE PESO NO CORINTHIANS

18 DE ABRIL DE 2014 ÀS 12:06

Mano espera mais dois ou três reforços


Em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava nessa sexta-feira, o técnico do Corinthians disse que ainda espera por mais dois ou três jogadores experientes para fechar o elenco para a competição.

- A gente procura equilibrar. Embora alguns jogadores tenham feito um bom Paulista, e temos vários nessa relação, não podemos exagerar. Por isso que nos voltamos para outro perfil, exatamente nessas duas, três vagas que vejo para o elenco estar completo para disputar o Brasileiro - disse Mano Menezes.

Mano: não adianta contratar qualquer nome mas alguns jogadores já estava sendo procurados.

- Não temos uma emergência de sair correndo e contratar por contratar. Vamos encontrar uma possibilidade para o ataque, do nível que deixe o torcedor confiante - confirmou o treinador.