17 de abr. de 2014



Corinthiano meia Renato Augusto sente dores no joelho e é dúvida para estreia do Brasileiro

19h20 17/04/2014 - Futebol

Agência Corinthians


Renato Augusto é dúvida para a estreia do Corinthians no Brasileirão. O meia sentiu dores no joelho durante a semana e passou por exames nesta quinta-feira (17). Nesta sexta-feira (18), o camisa 8 do Timão passará por uma nova avaliação, no CT Dr. Joaquim Grava, para saber se tem condições de ir para a partida contra o Atlético-MG neste domingo (21).








17/04/2014 17h34

Corinthiano Renato Augusto sente dores e pode ser desfalque na estreia do Brasileiro
Meia não participa do treino, é levado para fazer exames e pode dar lugar a Danilo ou Zé Paulo no confronto deste domingo, contra o Atlético-MG, em Uberlândia


Por Marcelo Braga
Renato Augusto pode ser desfalque domingo (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

O torcedor do Corinthians dificilmente verá Renato Augusto em ação neste domingo, na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro, diante do Atlético Mineiro, em jogo marcado para as 16h em Uberlândia-MG. O meia, que já tem um histórico de lesões na carreira, reclamou de dores no joelho direito nesta quinta-feira e não participou do treino. Levado pela comissão técnica até a clínica do consultor médico Joaquim Grava, o jogador passou por uma série de exames e testes para detectar qual o problema. Na sexta-feira pela manhã, voltará ao CT para ser reavaliado.


Em agosto de 2013, Renato passou por uma cirurgia no mesmo joelho, ficando um longo período inativo. No clube, ele também teve uma lesão muscular na coxa direita e sofreu um afundamento de face. Durante o período sem jogos oficiais, foi titular nos jogos-treino do Corinthians em vitórias sobre Ponte Preta e Audax, no CT, formando dupla com Jadson. No domingo, o técnico Mano Menezes deve escalar Danilo ou Zé Paulo na função.





Renato Augusto volta a sentir dor e pode desfalcar o Corinthians no Brasileirão


Por Gazeta | 17/04/2014 17:29


Meia voltou a sentir dores no joelho direito - o mesmo operado no ano passado -, fará exames e ainda é dúvida para a estreia
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Renato Augusto voltou a sentir dores no joelho direito

Após quase um mês de preparação exclusiva para o Campeonato Brasileiro, Renato Augusto voltou a sentir dores no joelho direito. A três dias da estreia, o meio-campista ficou fora do treinamento de quinta-feira do Corinthians para investigar a gravidade da situação.


O jogador de 26 anos está sendo avaliado pelo médico Joaquim Grava. Ele voltará ao centro de treinamento na manhã de sexta, quando haverá uma noção mais clara do problema, mas a preocupação é geral na comissão técnica, que esperava finalmente contar com o camisa 8 na temporada.

O joelho que vem machucando o atleta é o mesmo operado em agosto do ano passado. Em algo recorrente na carreira de Renato, o que deveria ser uma simples artroscopia se tornou uma cirurgia mais complexa, pois, além da membrana inflamada, descobriu-se que havia desgaste na cartilagem.

O meia voltou no sacrifício para as rodadas finais do Campeonato Brasileiro e fez uma longa pré-temporada para evitar novos problemas em 2014. Ele ficou fora de boa parte do Paulista, voltando apenas no final da primeira fase, e ainda não completou um jogo inteiro no ano.
Desde que o Corinthians deu adeus ao Paulista, há quase um mês, o técnico Mano Menezes vinha treinando a formação com Jadson e Renato Augusto na armação, que lhe agradou na despedida do Estadual. Agora, ao que tudo indica, terá de trabalhar alguma alternativa.



O meio-campista chegou ao Corinthians faz um ano e três meses, tendo todo tipo de contusão no período. Houve uma grave lesão muscular na coxa direita, que o afastou por mais de três meses, uma fratura no rosto e o problema no joelho, que tornou necessária a cirurgia de agosto.

A recorrência desses problemas já era grande em sua época de Bayer Leverkusen, motivo pelo qual o clube alemão topou vendê-lo à equipe do Parque São Jorge. O frágil e ótimo meia tem também no histórico uma operação no outro joelho e um constante desequilíbrio na força das pernas.

À espera de Luciano

Mano Menezes se sentou no banco de reservas e observou seu auxiliar, Sidnei Lobo, comandar o treinamento da tarde de quinta-feira no Corinthians. Havia 11 jogadores de linha entre os titulares na atividade tática, que tinha limitação de toques na bola e, para alguns atletas, de posicionamento.

Sem Renato Augusto, que faz exames por causa de novo problema no joelho, o treinador indicou que escolherá entre Zé Paulo e Danilo no meio de campo. Guerrero trabalhou na equipe de cima, mas provavelmente voltará à condição de reserva na sexta, quando Luciano retornará de um período de treinos com a Seleção Brasileira sub-20.

A formação adotada no Corinthians foi a seguinte: Cássio; Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Zé Paulo( Danilo) e Jadson; Romarinho e Guerrero. Entre eles, havia sempre um de cada lado no ataque, para que fossem feitas jogadas pelas laterais e cruzamentos.

A escalação da estreia no Campeonato Brasileiro provavelmente ficará mais clara no treino da manhã de sexta. A equipe voltará a trabalhar no CT Joaquim Grava na manhã de sábado antes da viagem para o confronto com o Atlético-MG, no domingo, em Uberlândia.